ALGARVE — Um destino inesquecível em Portugal

Viagem para Europa — Algarve

O Algarve é a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. Com praias belíssimas e algumas já tendo sido eleitas as mais bonitas do mundo, era um destino que há muito tempo queríamos visitar.

Começamos nossa viagem por Lisboa, alugando um carro pela Rent Cars, saindo do aeroporto em direção à cidade de Lagos, por onde decidimos começar nosso roteiro pelo Algarve.

De Lisboa até Lagos são aproximadamente 300 km e levamos um pouco menos de 3 horas. Chegamos à noite e fomos direto para o Hotel, pois no dia seguinte acordaríamos cedo para explorar a região. Escolhemos nos hospedar no IberoStar Lagos



Booking.com

No dia seguinte cedo, saímos para finalmente conhecer as tão esperadas praias do Algarve. O dia estava lindo , sem uma nuvem no céu. Como tínhamos apenas 2 dias no Algarve decidimos alugar uma pequena lancha particular, para um passeio de 7 horas para ganharmos tempo e conseguir conhecer as praias mais bonitas e importantes. E apesar de um pouco mais caro, para quem tem pouco tempo e quer conhecer de perto o maior número de praias possíveis, é o passeio ideal.

Um passeio inesquecível

PRAIA / GRUTA BENAGIL

Mas para quem deseja gastar menos, existem vários passeios em grupo saindo das Marinas e de diversas Praias.

A empresa que nos atendeu nesse passeio foi a Portiate , nossa parceira nos passeios de barco pelo Algarve e que faz somente passeios privados.
Os skippers que nos acompanharam foram o Fred (português) e o Julio (carioca), que além de super divertidos foram muito atenciosos e simpáticos. Saímos da Marina de Portimão, que fica a 30km de Lagos.

Nesse passeio tivemos oportunidade de visitar as seguintes praias: Praia da Marinha, Praia do Carvoeiro, Praia da Rocha, Praia de Benagil, Praia de Dona Ana, Ponta da Piedade e Alvor.

O passeio é todo incrível, passamos por inúmeras grutas e cada paisagem de tirar o fôlego, que vale cada segundo.

Para almoçar, paramos na pequena Vila de Alvor, super charmosa e cheia de casinhas brancas, dando um ar de Grécia a uma vila de Pescadores!

Para mim as praias mais bonitas pelos quais passamos, foram a Ponta da Piedade e Praia da Marinha. A Gruta de Benagil, apesar de ser umas das mais famosas e de realmente valer muito a visita, de fato não foi das mais que nos encantou.

PONTA DA PIEDADE

PRAIA DA MARINHA

O único ‘’problema” do Algarve é que a água do mar é muitoooo gelada e dar um mergulho nessa época do ano fica um pouco mais complicado rs.

Apesar de estar um dia lindooooo, com céu completamente azul, essa época ainda não é muito quente e com o ventinho do barco, o mergulho fica um pouco mais arriscado e preferimos molhar apenas os pezinhos rs.

Uma curiosidade do Algarve é que as inúmeras pedras que formam as falésias que dão toda beleza a paisagem, são formadas por areias condensadas. Ou seja , as pedras se movem, alterando a formação e muitas vezes com risco de desmoronamento.  Apesar dos muitos avisos do risco de se ficar próximo às pedras e de caminhar sobre elas, vimos muita gente fazendo isso e também não tem ninguém para impedir o acesso. Mas recomendamos que fiquem atentos às placas e evite se aventurar muito caminhando sobre as pedras ou ficar muito próximo as zonas de perigo.

Terminamos nosso passeio às 17:30h totalmente anestesiadas de tanto lugar lindo. Valeu cada segundo!

À noite saímos para conhecer a cidade e o Centro Histórico que é bem pequeno e uma graça! Com vários restaurantes e bares deliciosos.
No dia seguinte resolvemos pegar o carro para conhecer as Praias por um outro ângulo e sem barco. Escolhemos as duas que mais gostamos: Ponta da Piedade e Praia da Marinha.
E se a gente achava que não podia se encantar mais com o que já tínhamos visto no dia anterior, nos enganamos rs. Cada ângulo é uma surpresa!

RESTAURANTE CLONE DO MAR

VISTA DO RESTAURANTE

Antes de partirmos para próxima cidade do Algarve, fomos almoçar no restaurante Cloque ao Mar, que além de lindo , todo branquinho com janelas azuis, tem uma vista deslumbrante e uma comida deliciosa.

Depois disso partimos para Albufeira, que fica a aproximadamente 1 hora de Lagos, para um pit stop rápido e apenas uma noite para descansar antes do nosso próximo destino.

Em Albufeira escolhemos o Hotel São Rafael Atlântico Maravilhoso e de frente para praia de São Rafael.

Do Hotel tínhamos um acesso direto a essa praia e aproveitamos depois do café da manhã para explorar um pouco e dar uma andada na areia. A praia de São Rafael também é linda embora não tanto como as outras e também um pouco mais movimentada, por ter um acesso fácil de carro e também pelo próprio acesso do Hotel.

Enfim fizemos nosso check out no Hotel, demos uma volta de carro pelo Centro Histórico de Albufeira e nos despedimos do Algarve, já com aquela vontade de voltar!

Dali pegamos estrada em direção a Espanha, rumo à Sevilha nosso próximo destino e que contaremos aqui em um próximo post!