Cânion Itaimbezinho, Cambará do Sul

Mês passado fomos conhecer o famoso Cânion Itaimbezinho, que fica na cidade de Cambará do Sul, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. O Itaimbezinho fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra e chama atenção pelos seus 5,8km de extensão, 720 metros de profundidade e 600 metros de largura. E é um dos lugares mais surpreendentes e lindos que já vimos no Brasil!

Para visitar o Canion, nós escolhemos sair de Gramado (RS) e pegar um transfer até a cidade de Cambará do Sul (RS). O trajeto leva aproximadamente 2 horas no total. A estrada até Cambará é boa, mas até o parque, são 18km de estrada de terra e bem esburacada.

A entrada do Parque é gratuita. E dentro do Parque podem ser feitas 2 trilhas, que são as trilhas da Parte alta do Cânion: a Trilha do Vértice e Trilha do Cotovelo.

Nós escolhemos a Trilha do Cotovelo que é a que você chega mais perto e faz uma parte dela beirando o Canion, com um visual espetacular.

A trilha do Cotovelo possui aproximadamente 6,3 km de extensão de ida e volta, e é feita por uma estrada totalmente plana em uma caminhada tranquila, de uma média de 1 hora para ir e 1 hora para voltar.
Assim que termina essa estrada, já demos de cara com o primeiro Mirante, com essa vista deslumbrante .

O finalzinho da trilha até o segundo mirante é feito beirando o Canion com vista de vários ângulos e de tirar o fôlego. No ponta do final do Canion, paramos para fazer um lanche e ficamos por ali um bom tempo, apreciando o visual e o silêncio.
Importante: no Parque não tem local para comprar comida ou água. Levar bastante água e frutas para a trilha. Recomendamos que o visita ao Canion seja logo pela manhã para evitar neblinas e no verão, evitar o sol forte.
Para os mais aventureiros existe também a trilha da parte baixa do Parque, no interior do Canion, que á Trilha do Rio do Boi. É uma trilha mais pesada, que passa por dentro do Canion, por rios e pedras e dura aproximadamente 7 horas. O acesso a essa trilha é feito pelo município de Praia Grande (SC) e só pode ser feita com guia credenciado e tem que ser agendada.