Curiosidades do Ano Novo em vários países

Na virada de cada ano renovamos os nossos desejos e sonhos! Boas vibrações, muito amor, saúde em abundância, paz nos lares, sucesso na vida, dinheiro na conta bancária, sorte no trabalho!! E o último dia do ano é cheio de simbolismos e superstições em cada canto desse planeta! São muitas as tradições aqui no Brasil: pular as setes ondas, fazer oferendas a Iemanjá, vestir branco, colocar uma cor específica de lingerie! Selecionamos algumas tradições no mínimo “diferentes” que são realizadas para atrair boa sorte:

1) Depósito de bagagem. Os mexicanos adoram viajar para lugares interessantes! É por isso que eles colocam suas malas vazias na porta de casa na véspera de Ano Novo. Isso deve garantir muitas viagens no próximo ano. Alguns até carregam suas malas pelo quarteirão. Quem sabe? Talvez a próxima aventura esteja esperando ao virar a esquina.

2) Comendo comida redonda. As bananas nunca estão no cardápio das Filipinas na véspera de Ano Novo. Por que não? Porque a tradição permite que apenas frutas redondas sejam comidas como uma promessa de prosperidade na forma de muitas moedas. Para garantir que o fluxo de riqueza continue durante o próximo ano, as pessoas também vestem estampas de bolinhas nas comemorações do ano novo.

3) Mergulho no gelo. Tomar banho em um buraco no gelo é fácil demais para algumas pessoas que moram perto do Lago Baikal, na Sibéria. Na noite de Ano Novo, eles mergulham sob o gelo até o fundo do mar e plantam a árvore do Ano Novo, a “yolka”. Como esse ritual específico não é totalmente isento de riscos, a tarefa de afundar o símbolo de um novo começo é geralmente realizada por mergulhadores profissionais.

4) Engolindo uvas. Na Espanha, as pessoas recebem 12 desejos na véspera de Ano Novo – mas apenas se puderem engolir muitas uvas nos 12 segundos finais do ano. A tradição diz que uma uva deve ser comida a cada segundo acompanhando as 12 badaladas da meia-noite que soam sobre as praças da igreja em todo o país. Em quase todos os lugares, há espumante para ajudar a lavar as uvas.

5) Jogando móveis fora. Por que os moradores do distrito de Hillbrow, em Joanesburgo, jogam móveis pela janela na véspera de Ano Novo? Porque eles precisam de espaço para dançar? Essa poderia ser uma razão, mas é principalmente sobre se livrar de coisas antigas e recomeçar o novo ano – mesmo que isso signifique não ter cama na manhã seguinte.

6) Limpando a casa . No Japão, as pessoas passam as últimas horas antes da meia-noite varrendo a terra do ano velho para fora de suas casas. Toda a família ajuda a limpar a casa, depois comem um longo macarrão por uma vida longa e, à meia-noite, o gongo do templo toca 108 vezes para dar as boas-vindas ao ano novo. No dia de Ano Novo, toda a família vai a um santuário para orar.

Você tem alguma tradição especial para a noite da virada? Gostou das curiosidades? Se você deseja conhecer esses ou outros lugares, pode contar conosco, pois planejamos cada detalhe do seu sonho com muito amor! Aproveitamos para desejar um FELIZ ANO NOVO repleto de viagens! Com carinho, equipe do ATELIER DE VIAGEM.