FEBRE AMARELA – SAIBA MAIS AQUI

Hoje nosso bate papo vai ser sobre um assunto sério!

O que mais estamos ouvindo na mídia no momento é sobre a febre amarela, por isso vamos te explicar um pouquinho da doença, te lembrar que dá para se proteger e o que é preciso fazer para comprovar essa proteção ao ingressar em alguns países!

O QUE É A FEBRE AMARELA E COMO IDENTIFICAR:

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores (mosquitos). É muito importante lembrar que o macaco é vítima da doença assim como os humanos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença pode ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

COMO PREVENIR:

A vacina é indicada para maior proteção e garante imunidade por pelo menos 10 anos.  É aplicada tanto na rede pública quanto na rede privada. É importante ressaltar, no entanto, que nesse momento há uma diferença. Na rede pública está sendo aplicada a dose fracionada.  Na dose fracionada, o mesmo composto que seria usado para imunizar uma pessoa é dividido e serve para quatro pessoas.

VIAGENS AO EXTERIOR E CERTIFICADO INTERNACIONAL:

Quem vai viajar ao exterior, para um dos mais de 100 países que exigem a vacina contra a febre amarela (não se esqueça de checar se seu destino exige), precisa tomar a dose completa, que hoje só está sendo ministrada na rede privada. O certificado internacional é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. NÃO será emitido para quem tomar a dose fracionada. A emissão desse certificado é gratuita e você pode consultar a secretaria de saúde de seu Estado para saber os endereços disponíveis.

Para emitir o certificado é preciso ir pessoalmente ao local e levar RG, passaporte ou CNH e a carteira de vacinação.

O site da Anvisa tem tudo muito bem explicado! Vale a pena dar uma olhadinha!

http://portal.anvisa.gov.br/dicas-de-saude-para-viagem

Please follow and like us: