Roteiro pelo norte da Argentina

DESTINOS INTERNACIONAIS – ARGENTINA

A Argentina é um lugar conhecido pelos brasileiros que costumam fazer uma viagem internacional perto de casa para conhecer cidades famosas como Buenos Aires, Bariloche e seus arredores. Se você é um viajante experiente que está procurando uma aventura, saindo dos passeios comuns querendo uma viagem diferente para colocar na sua bagagem, essa matéria é pra você.

Hoje guiarei você numa rota alternativa que vai fazer sua viagem ter um diferencial. Todos os passeios a seguir podem ser feitos em uma excursão, carro particular ou até mesmo de transporte público.

O roteiro começa pela cidade de Salta, pois a cidade é bem no centro da região norte, o que faz a cidade ser perfeita para servir de base. A cidade de Salta é conhecida por ter rotas vindas do Brasil, da Bolívia, do Atacama, de Buenos Aires e também da Patagônia. Além de poder usa-lá como uma base para explorar a região norte da Argentina, a cidade conta com diversos passeios e atividades. Alguns lugares interessantes para colocar no roteiro são o vilarejo de Purmamarca, as Salinas Grandes, Cafayate e o famoso Tren a Las Nubes (o Trem para as Nuvens).

Na cidade de Salta existem alguns museus, igrejas, monumentos históricos, jardins e lojas de artesanato, onde vemos a cultura e gastronomia local forte.

A primeira parada é no vilarejo de Purmamarca, onde é possível conhecer a cultura Inca de eras passadas e o icônico Cerro de los Siete Colores (o Morro de Sete Cores) com mais ou menos três horas de distância de Salta (de carro).  Conhecido por ter um arco-íres no morro com cores bem definidas.

Com a parceira RentCars, nunca foi tão fácil alugar veículos que te oferecem independência e  melhor preço num só lugar.

Cafayate

Norte da Argentina

Cafayate

Porém se prefere comodidade, é possível agendar um tour guiado que geralmente saem de Salta e passa nos arredores, entre eles e Purmamarca. Esses tours são bastante populares e é bem provável que o próprio hotel ou no aeroporto ofereçam alguns opções de passeios. Tenha alguns passeios que passa por Purmamarca e vai até as Salinas Grandes, outro lugar sensacional que não pode deixar de ir.

Purmamarca

Purmamarca

Salinas Grandes é um salar no norte da Argentina, a terceira maior salina do mundo. É como um deserto de sal com piscinas azul turquesa espalhadas na área de 525km² entre Salta e Jujuy, na região dos Andes, a uma altura de 3.450 metros acima do nível do mar com sal na espessura de 10 a 50cm.

O segundo tour que indico é o do trem que atravessa as montanhas da Cordilheira dos Andes entre paisagens espetaculares, conhecido como o Tren a Las Nubes. A rota faz a travessia pelo Valle de Lerma, passando pela Quebrada del Toro e chega até a Puna, passando pelo povoado mais alto da Argentina, San Antonio de los Cobres. O trem percorre um trajeto de mais de 200km (só ida), fazendo curvas em meio as montanhas coloridas, atravessa túneis e viadutos, sendo o mais impressionante o Viaducto La Polvorilla, que fica a 4200 metros acima do nível do mar.

Há duas possibilidades de fazer o trajeto. Como o trem sai de San Antonio de los Cobres, faz se necessário chegar até lá de ônibus ou carro. Existem tours como ônibus/trem/ônibus saindo de Salta que normalmente o passeio reserva o dia todo do seu tempo.

Ou se preferir a independência do carro, comece direito em San Antonie de Los Cobres pagando só pelo trem. A ida e volta para Salta ficar por sua conta.

Quer reservar seu tour com antecedência? 

Agora um tour que não pode faltar é sobre os vinhedos de Cafayate, localizada ao extremo sul dos Valles Calchaquies, na Quebrada de Cafayate. Famosa pela qualidade de seus vinhos de altitude, que se beneficiam da pouca umidade e do clima temperado. É possível experimentar eles nas bodegas da cidade que promovem visitas com degustação. Seu mais famoso vinho é o Torrontés, uva branca que dá vinhos frutados da Argentina vinda originalmente da Espanha onde a uva desapareceu. As bodegas da cidade promovem visitas com degustação onde é possível experimentar os vinhos mais refinados da região. E não dá pra não citar a paisagem do local mediante a tanta natureza bela ao redor.

Se precisar de um seguro viagem, indicamos a Seguros Promo que te ajuda na hora H.

Mapa das rotas Argentinas:

Dicas:

  • Sempre leve protetor solar, chapéus, garrafinhas da água para passeios ao céu aberto.
  • Sempre leve dinheiro extra (na moeda do país) para passeios culturais que normalmente incluem paradas á mercados e feiras artesanais que não trabalham com cartão ou cambio.
  • Além do dinheiro estrangeiro que está levando vale lembrar que o dólar é valorizado na Argentina.