TIRADENTES – UMA PÉROLA NO CORAÇÃO DE MINAS GERAIS!

Essa foi a minha terceira ida à Tiradentes. A cidade é linda, bem típica do interior de Minas e muito acolhedora. Fica há mais ou menos 4 horas e meia do Rio e 6 horas de São Paulo.

Apesar de pequena possui um calendário de eventos muiiito movimentado! Você pode conferir o calendário completo nesse link: http://www.tiradentes.mg.gov.br/pagina/6451/Calend%C3%A1rio%20de%20Eventos

Fomos no feriado de 2 de novembro, portanto saímos do Rio no dia 1/11 no final da tarde e chegamos a Tiradentes no início da noite. A estrada está ótima e muito bem sinalizada, e o que eu mais gosto dessa história de passar feriados prolongados em Minas é que assim, conseguimos fugir do trânsito louco que toma conta das estradas que vão em direção à praia.

Dessa vez nos hospedamos na Pousada Solar da Imperatriz. Eu super recomendo essa pousada linda! A pousada é linda, decoração de super bom gosto e muito bem localizada! A sua localização não podia ser melhor, ela fica bem na entrada do Centro Histórico da cidade, à uma distância que você consegue ir e voltar do centro à pé sem nenhuma dificuldade. O staff da pousada é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!!! Eles fazem de tudo para agradar os hóspedes e parece que a gente está no quintal da casa. O café da manhã de lá, posso dizer que é um dos melhores que já comi em toda minha vida, com bolos e sucos fresquinhos e pão de queijo feito na hora. Os quartos são espaçosos e a roupa de cama de muito boa qualidade (isso para mim faz toda a diferença). A pousada acabou de construir uma piscina novinha e sauna também. São 5 categorias de apartamentos, num total de 22 e também tem um chalé de 2 quartos  que pode atender a uma família. Aqui segue o link da pousada com todas as informações:http://solardaimperatriz.com.br/

Tiradentes é uma cidade muito cultural, cheia de ateliers de artistas locais que valem uma visita. Um atelier que eu amo é o do artista Oscar Araripe. O atelier é lindo e as obras dele são maravilhosas,  vivas e coloridas. Além disso tudo, o próprio Oscar, te receberá muitas vezes. Em uma conversa com ele, você saberá de muitas histórias da cidade e terá o prazer de bater um papo com esse artista tão inteligente e simpático.Para conhecer um pouco de sua obra e de sua Fundação, localizada bem na rua da Igreja da Matriz, visite seu site: http://www.oscarararipe.com.br/

E por falar na Igreja Matriz de Santo Antônio, não deixe de visitá-la. A Igreja é linda e a mais antiga de Tiradentes. Toda no estilo Barroco e Rococó, possui obras de Aleijadinho e a vista lá do alto rende fotos divinas!

Se você gosta de artesanato local, a cidade é uma perdição! Você vai enlouquecer e voltar com o carro muito mais lotado de compras do que imaginava! No Centro histórico tem lojas de muito bom gosto e com todos os tipos de artesanatos que você pode imaginar…desde peças de louça com estanho até rendas.

Uma dica excelente é a cidade de Bichinho, que fica há mais ou menos 7 km de Tiradentes. A melhor dica para quem vai a Bichinho com crianças é fazer uma parada na Casa Torta. Um espaço lúdico e interativo. Na Casa Torta não tem sinal de Wi-Fi e nem funciona telefone, exatamente para as crianças esquecerem da tecnologia e se entregarem às brincadeiras. Tem um quintal inspirador, tem jogos de tabuleiros, cama elástica, caça ao tesouro, lojinha e enquanto as crianças estão brincando, os pais podem parar para tomar um delicioso cafezinho com quitutes locais! A entrada aos finais de semana custa R$10,00 por hora. Para as mulheres que gostam de peças coloridas, tem um atelier lindo que se chama Fredolina. Se você resolver passar por lá, vai encontrar a simpática proprietária confeccionando as bolsas e bijouxs artesanais, cada uma mais linda que a outra.  Essa cidade não tem nada além de um povo simpático, muito artesanato e um restaurante de comida típica mineira da D. Angela. O restaurante possui um enorme fogão à lenha aonde ficam todas as panelas à disposição dos fregueses com todo o tipo de comida típica, muito saboroso por sinal! Portanto programe-se um dia para fazer suas compras por lá e aproveite e almoce na D. Angela. Todo mundo na cidade sabe aonde encontrá-la! O restaurante fica tão lotado aos finais de semana e feriados que é necessário fazer uma reserva pelo telefone (32) 3353-7010.

Um restaurante imperdível em Tiradentes é o Pacco & Bacco. A comida é excelente e o atendimento também. Eles tem uma ótima carta de vinhos e o ambiente é lindo! Na mesma rua, um pouquinho mais à frente tem também o tradicional Tragaluz, de comida típica mineira. O Tragaluz tem pratos tipicamente mineiros e tem a melhor sobremesa que comi na vida! Uma sobremesa de goiabada grelhada com queijo e sorvete de goiaba…Gente, essa sobremesa é imperdível e inesquecível!

No caminho para Bichinho,mas bem pertinho de Tiradentes tem também o Pau de Angu, outro restaurante de comida típica deliciosa!

Aqui embaixo, listo alguns dos sites de lugares recomendados para que vocês possam ter maiores informações. O Pau de Angu, a Casa Torta e o Atelier Fredolina , eu não encontrei o site mas podem ser facilmente encontrados nas suas fan pages.

www.paccobacco.com.br

www.tragaluztiradentes.com

Please follow and like us: