Validade do passaporte para viajar

Está planejando uma viagem ao exterior, pensou em tudo e até conseguiu comprar aquela passagem barata. Porém, acabou esquecendo de um detalhe que no final fará toda a diferença na sua viagem: esqueceu de olhar a validade do seu passaporte brasileiro, e se ele está dentro do permitido para entrar em solo estrangeiro? Além do básico na hora de entrar no país estrangeiro, como, por exemplo o passaporte, vistos e carteira de vacinação, é preciso se preocupar com a validade do seu passaporte. Isso mesmo, isso será muito importante na hora de entrar em outro país. Mesmo com tudo certo, visto, hospedagem, passagens, etc, se a validade do seu passaporte não estiver dentro das exigências do país de destino você pode ser impedida de entrar na imigração do país.

Por isso, nós do Atelier de Viagem fizemos uma lista para te ajudar com as diferentes exigências dos países mais visitados.

IMPORTANTE:

Entenda que essas regras se aplicam somente para viagens para fins turísticos. Para viagens de estudos, negócios, etc, a exigência de validade do passaporte e vistos costumam ser outra. Nesse caso, verifique o site do consulado do destino pretendido.

A maneira de contabilizar o prazo de validade do passaporte varia de uma país para o outro. Enquanto uns contam o prazo a partir da data de entrada do turista, outros o contabilizam a partir da data de saída, ou só se preocupam com a validade para o período de duração da viagem. Além disso, se para alguns, o passaporte precisa ter 3 meses extras de validade, para outros, o mínimo são 6 meses.

A África do Sul e o Canada exigem dos brasileiros, que estejam com seus passaporte válidos por pelo menos um mês, a partir da saída do país.

Alguns países da União Europeia assinaram um acordo, o Tratado de Schengen, em que faz necessário ter um passaporte brasileiro válido por, no mínimo três meses a partir da data de saída do país. Além dos países da União Europeia, temos também a Nova Zelândia e o Panamá. Países que precisam de passaporte válido por, no mínimo de, três meses a partir da data de saída do país:

Países que precisam de passaporte válido por, no mínimo de, três meses a partir da data de saída do país:

Alemanha Estônia Itália Polônia
Áustria Finlândia Letônia Portugal
Bélgica França Liechtenstein República Tcheca
Dinamarca Grécia Lituânia Suécia
Eslováquia Holanda Luxemburgo Suíça
Eslovênia Hungria Malta Nova Zelândia
Espanha Islândia Noruega Panamá

Ainda não decidiu qual seguro de viagem comprar? Compre seu seguro com a SegurosPromo, que te assegura na hora H.

Alguns países exigem passaportes válidos por mais tempo.

Apesar de a Irlanda fazer parte da União Europeia, o país não assinou o Tratado de Schengen, então a exigência é de passaportes válidos por, no mínimo seis meses. Segue abaixo a lista dos países em que os passaportes brasileiros precisam estar válidos por, pelo menos, seis meses a partir da data de saída do país:

Austrália Índia República Dominicana
China Irlanda Rússia
Emirados Arabes Japão Tailândia
Estados Unidos Marrocos Turquia
Filipinas México Vietnã

Agora para os países da América do Sul, os brasileiros podem ficar despreocupados quanto a isso. Países com a bandeira do MERCOSUL, como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela, exigem apenas o documento de identidade original, emitida a menos de 10 anos, sem necessidade de ter um passaporte.

IMPORTANTE:

O documento que substitui o passaporte para os brasileiro na América do Sul, não pode ser carteira de habilitação ou identidade emitida por conselho

No entanto, fique atento com as outras exigências desses países, como o certificado internacional de comprovação da vacina de febre amarela, por exemplo.

Indicamos para você, caro leitor, que o melhor a se fazer é renovar seu passaporte antes dos seis meses de expiração do documento. Dessa forma, previne você de não perder a tão desejada e planejada viagem dos sonhos!